domingo, 28 de junho de 2009

desenhar

O desenho foi minha primeira expressão artistica.
A primeira coisa que aprendi por vontade própria.
A primeira vez que tive total atenção de minha avó.

Não lembro quantos anos tinha. Lembro apenas de ser férias, estarmos só nós duas na casa dela. Sentadas na mesa da copa. A sempre mesma mesa, em frente ao sempre mesmo armário com seus cristais, remédios, pratos e balas escondidas.
Havia um papel canson em minha frente e várias cores de lapis de cor. O conjunto da minha vó era bem mais extenso e delicado do que aquele que usava no colégio, então não via a hora de usar aquela infinidade de cores.
Lembro de minha vó ensinar a segurar o lapis, e o tamanho certo para deixar a ponta. Lembro do sorriso dela ao elogiar minha primeira flor.

Nao sei o que aconteceu com meu primeiro desenho. Minha primeira flor. Mas lembro exatamente de como faze-la. Cinco pétalas, a cor mais escura ao centro. Caule fino e miolo pequeno. Folhas tranquilas para nao tirar o destaque da flores.

Enquanto procurava meu velho bloco de desenho ia me perguntando sobre o que desenhar. Ao encontra-lo vi que a primeira página não estava em branco. Havia um desenho inacabado de minha avó. Desenho que não poderá ser mais acabado
Porém ao olhá-lo não senti tristeza. Me senti inspirada.

Flores serão meu primeiro tema.

Um comentário:

  1. desenhar é mais do que uma expressão corporal. pra mim, o desenho é um reflexo da alma.

    ResponderExcluir